quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Quando a escola deixou de permitir o salto social e se tornou racista, burocrática e permissiva

 

Onde cabem a construção dos saberes? (parte I)

Num destes dias de canícula, sentados à sombra da taverna do Formiga, enquanto arrotávamos umas minis, falávamos sobre a Escola pública.

-  Tantas asneiras se fizeram nestas últimas décadas que a escola pública “anda c’a lua cabrêra” compadre.

- Como assim compadre?!

- Tornou-se injusta, desigual, racista, burocrática e sem a capacidade de permitir aos mais desfavorecidos dar o salto social. O conhecimento deixou de ser importante, a violência, infelizmente, tem vindo a crescer. Parece que a escola e as famílias desistiram de ensinar! O professor que deveria ser a maior referência para a sociedade (entenda-se alunos e família) perdeu todo o seu valor histórico e  social, tornando-se numa espécie de “ama seca (com o devido respeito) de pedagogos políticos e experiências desastrosas.

- Compadre vossemecê tem que começar a explicar isso. Nunca tivemos tantas escolas, universidades, politécnicos…

- E nunca tivemos licenciados que são analfabetos funcionais nem alunos que acabam o secundário sem saber ler nem escrever!

- Então que escola pública temos hoje compadre?

- Nesta altura temos um ensino básico com um currículo totalmente desajustado, inteiramente virado para o interior da sala de aula, onde impera o absolutismo da felicidade! Ao aluno é-lhe negada a realidade da vida, porque tudo na vida é bom e feliz! A disciplina mental e física desapareceu, a noção de que aprender exige “inspiração e transpiração” foi banida. Encheram as escolas de psicólogos que nada sabem de pedagogia, e que venderam a ideia de que a escola é um recreio infantil, que aprender é um jogo, e que os alunos não devem ser contrariados. Paralelamente, para manter este ideal ”feliz” o ministério promoveu o uso intensivo de smartphones, tabletes, computadores, jogos... O papel tornou-se maldito, e foi responsabilizado pela destruição das florestas! Ler um livro é um ato raro, muito dependente dos pais que leem e incutiram esse hábito aos filhos, que têm bibliotecas em casa e sabem do valor da leitura para a construção de vida.  Nas escolas existem bibliotecas e muitos computadores. Os grandes frequentadores são os professores que não dão aulas ou cumprem horas do artigo 69! Se alguns alunos lá estão, espantam-se frente aos ecrãs, depois de serem enviados para lá porque os docentes não estavam para os aturar na sala de aula… evidentemente que existe um Plano Nacional de leitura, repleto de iminências pardas! Os resultados na promoção da leitura são cada vez piores! O projeto “dez minutos a ler” transformou-se numa pausa em sala de aula para alunos e docentes! Será que liam? Será que lhes foi incutido o prazer de ler? O amor aos livros, à poesia, ao mistério das palavras escritas, da imaginação, da construção da sabedoria e da arte literária?

Escreveu Michel Desmurget neurocientista) no seu livro A fábrica de Cretinos Digitais, (que recomendo vivamente a todos) : “ Ao contrário do que se pensava, a profusão de ecrãs a que os nossos filhos estão expostos está longe de lhes melhorar as aptidões. Na verdade, acarreta consequências pesadas ao nível da saúde (obesidade, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diminuição da esperança de vida), em termos de comportamento (agressividade, depressão, ansiedade) e no campo das capacidades intelectuais (linguagem, concentração e memorização). Tudo isto afeta gravemente o rendimento escolar dos jovens e o seu aproveitamento.” À margem de tudo isto, lembro que criminosamente o ministério da educação fez este ano a aferição de conhecimentos em formato Digital?!

 - Compadre, vossemecê já não acredita nos jovens?

- Acredito Compadre. Já não acredito na escola politicamente destruída pela classe politica nacional nem nos pais ( a maioria apenas reprodutores) que se aliviaram dos filhos! Mas isso é assunto para a próxima conversa sobre o tema da desmaterialização dos livros e abandono dos saberes.

2 comentários:

  1. Sabe compadre Zé? Eu ainda acredito no sangue novo e pulsante da juventude actual que, coitados, não sabem para onde se virar com tanta oferta - ainda maior do que a procura - de distrações de toda a ordem. Venham elas das novas tecnologias informáticas, ou da night e das bebidas álcoolicas, do apelo dos concertos, ou das más companhias, seja lá isso o que for. E lamento, lamento muito, o descalabro da mentalidade tacanha de quem nos governa, governando o País. E de todos os governantes em geral.
    Educação, Saúde e Habitação, deveriam ser os valores cimeiros da dignidade humana, a ter em conta por quem comanda o barco. Seja o grande Navio, seja a barca doméstica.
    Infelizmente, alguns pais demitiram-se do seu dever de educadores. Empurraram os filhos para aescola e os Professores que os eduquem. Desde quando instrução é sinónimo de educação?
    No tempo em que fui estudante, e estudei até tarde, porque tive de começar a trabalhar cedo, o Professor era como um Deus. Pois era ele/a que nos desbravava os caminhos incultos da ignorância e semeava as sementes do saber. Sobretudo, o gosto pela leitura...Ah, que prazer ter um livro para ler e gostar de o fazer. :-)

    Um abraço e desculpe qualquer coisinha.




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  2. Compadre,
    estou plenamente de acordo consigo!
    Já lavrámos muito essa seara.
    Beijo

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