domingo, 25 de fevereiro de 2024

Pasquineiros, Trauliteiros e “Politiqueiros” – ou como se domam os palonços nesta nova democracia da Traulitânia

 

- Que título é este Compadre Zé?

- Porra compadre, o que é que não entende!? Vou-me deixar de eufemismos e tratar esta merda que nos tem destruído a democracia com os disfemismos que merecem! Cinquenta anos de democracia que neste momento enfrenta a sua extinção! Estamos perante os mais escalfúrnicos e peripatéticos políticos que a democracia pariu! Como não bastasse, temos que levar com a vã gloria de cavaquinhos e coelhos, falsos filósofos e outras alimárias que com betão e alcatrão, trabalho infantil, turismo de rabanhos, assassínio de oliveiras centenárias, monda de vetustas vinhas, criadores de cemitérios de barcos novos de pesca, enriquecimentos à custa da porca da politica, sucessões dinásticas nos cargos públicos, insultos aos jovens quando os mandam imigrar, emagrecimento dos reformados, levantamento de rancho nas forças de segurança (…),  que transformaram a democracia num chiqueiro nauseabundo em auto gestão.

- Aguente as alimárias compadre, onde vossemecê já vai?!

- Depois temos aqueles que alguém chamou de trauliteiros que com atordoados e ruidosos roncos vão domando estas gentes loucas que limitam o seu cérebro ao ecrã da televisão e do smartfone. Com arrotos asquerosos emprenham os jornais e Tvs com baforadas de burrice opinativa através de mesquinhas palavras, pouca vergonha na cara e, alguns, esquecendo o passado vergonhoso que trilharam.

Apanhamos depois com os pasquineiros! Estes patuscos da putativa comunicação social são o lambaz, o lixo e a poeira que continua a estupidificar e a destruir a capacidade critica das gentes deste país. Divididos em castas estão a transformar Portugal numa “Zombilandia”! Cada TV, com métodos de terrorismo psicológico, faz a apologia do seu partido. Uma SIC falida, tenta de todas as maneiras que a sua família draconiana lhe resolva o problema depois das eleições! O correio da manhã provoca as emoções mais baixas do ser humano! Quando só existe emoção o cérebro apaga-se… Depois temos as empresas de sondagens! À cabeça a universidade da água benta. De científico nada têm! É mais uma forma de influenciar os pategos no partido que defendem.

- Por hoje basta compadre. Vamos ver como estão os burros na charneca.

3 comentários:

  1. Bolas, o compadre Zé não é de modas, mas tem modos no falar e modo como se expressa!
    Isto é que ser erudito, culto e cidadão de primeira.
    Tive de ir buscar o meu velho Dicionário de Português da Porto Editora para ficar a entender alguma coisa.
    Mas não pense lá o Compadre que eu lhe fico atrás. Quando me sinto desconsiderada na minha inteligência, pelos pasquineiros, politiqueiros, trauliteiros e afins, uso de uma linguagem superior que aprendi com o Marquês du Bocage. Digo-lhes isto:
    Ó seus bucéfalos anácronos...Se andais a destruir o que o 25 de Abril conquistou com tanto esforço, assim como que à sorrelfa e à socapa e ainda assim usando o meu voto para zombardes da minha elevada prosopopeia de cidadã digna e honrada, dar-vos-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da vossa sinagoga, com tal ímpeto, que vos reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada...
    ´
    É remédio santo, olham logo para mim com ar de reverência.
    E agora vou à cavalariça amarrar o borcalho.

    Passe bem, Compadre Zé!

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos o compadre foi à charneca ver dos burros e ficou por lá.
    Andei eu a presumir sapiência para agora ficar tudo no olvido? Assim, não vale!
    Passe bem.

    ResponderEliminar
  3. O compadre perdeu-se por terras do Lima, onde tem compromisso e como não percebe nada disto por lá ficou e se atrasou.
    Agora, como é destemperado, lá pediu à comadre que deixasse estas Terras sem moderação.
    Agora, li e vi, mas lá comi uma açorda com a sua comadre Janita!
    Boas alentejanas, até apreciam o dito prato.
    Cumprimentos dois.

    ResponderEliminar