domingo, 25 de fevereiro de 2024

Pasquineiros, Trauliteiros e “Politiqueiros” – ou como se domam os palonços nesta nova democracia da Traulitânia

 

- Que título é este Compadre Zé?

- Porra compadre, o que é que não entende!? Vou-me deixar de eufemismos e tratar esta merda que nos tem destruído a democracia com os disfemismos que merecem! Cinquenta anos de democracia que neste momento enfrenta a sua extinção! Estamos perante os mais escalfúrnicos e peripatéticos políticos que a democracia pariu! Como não bastasse, temos que levar com a vã gloria de cavaquinhos e coelhos, falsos filósofos e outras alimárias que com betão e alcatrão, trabalho infantil, turismo de rabanhos, assassínio de oliveiras centenárias, monda de vetustas vinhas, criadores de cemitérios de barcos novos de pesca, enriquecimentos à custa da porca da politica, sucessões dinásticas nos cargos públicos, insultos aos jovens quando os mandam imigrar, emagrecimento dos reformados, levantamento de rancho nas forças de segurança (…),  que transformaram a democracia num chiqueiro nauseabundo em auto gestão.

- Aguente as alimárias compadre, onde vossemecê já vai?!

- Depois temos aqueles que alguém chamou de trauliteiros que com atordoados e ruidosos roncos vão domando estas gentes loucas que limitam o seu cérebro ao ecrã da televisão e do smartfone. Com arrotos asquerosos emprenham os jornais e Tvs com baforadas de burrice opinativa através de mesquinhas palavras, pouca vergonha na cara e, alguns, esquecendo o passado vergonhoso que trilharam.

Apanhamos depois com os pasquineiros! Estes patuscos da putativa comunicação social são o lambaz, o lixo e a poeira que continua a estupidificar e a destruir a capacidade critica das gentes deste país. Divididos em castas estão a transformar Portugal numa “Zombilandia”! Cada TV, com métodos de terrorismo psicológico, faz a apologia do seu partido. Uma SIC falida, tenta de todas as maneiras que a sua família draconiana lhe resolva o problema depois das eleições! O correio da manhã provoca as emoções mais baixas do ser humano! Quando só existe emoção o cérebro apaga-se… Depois temos as empresas de sondagens! À cabeça a universidade da água benta. De científico nada têm! É mais uma forma de influenciar os pategos no partido que defendem.

- Por hoje basta compadre. Vamos ver como estão os burros na charneca.

5 comentários:

  1. Bolas, o compadre Zé não é de modas, mas tem modos no falar e modo como se expressa!
    Isto é que ser erudito, culto e cidadão de primeira.
    Tive de ir buscar o meu velho Dicionário de Português da Porto Editora para ficar a entender alguma coisa.
    Mas não pense lá o Compadre que eu lhe fico atrás. Quando me sinto desconsiderada na minha inteligência, pelos pasquineiros, politiqueiros, trauliteiros e afins, uso de uma linguagem superior que aprendi com o Marquês du Bocage. Digo-lhes isto:
    Ó seus bucéfalos anácronos...Se andais a destruir o que o 25 de Abril conquistou com tanto esforço, assim como que à sorrelfa e à socapa e ainda assim usando o meu voto para zombardes da minha elevada prosopopeia de cidadã digna e honrada, dar-vos-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da vossa sinagoga, com tal ímpeto, que vos reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada...
    ´
    É remédio santo, olham logo para mim com ar de reverência.
    E agora vou à cavalariça amarrar o borcalho.

    Passe bem, Compadre Zé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdoe a comadre o silêncio. Fiquei órfão de Pai. Como vivo numa pardieiro de burocracia ainda hoje não consegui resolver o problema da minha mãe muito acamada.
      Os meus agradecimentos pelas suas palavras e pela pachorra de passear por este chaparral. Ah, grande Alentejana, porra! Quem escreve com essa força não fica a dever nada a Florbela Espanca. Ofereço-lhe o perfume e a beleza da charneca. Eu e o meu fiel burrico estamos à procura de uma frondosa azinheira que nos dê sombra neste calor que por aí vem.

      Eliminar
  2. Pelos vistos o compadre foi à charneca ver dos burros e ficou por lá.
    Andei eu a presumir sapiência para agora ficar tudo no olvido? Assim, não vale!
    Passe bem.

    ResponderEliminar
  3. O compadre perdeu-se por terras do Lima, onde tem compromisso e como não percebe nada disto por lá ficou e se atrasou.
    Agora, como é destemperado, lá pediu à comadre que deixasse estas Terras sem moderação.
    Agora, li e vi, mas lá comi uma açorda com a sua comadre Janita!
    Boas alentejanas, até apreciam o dito prato.
    Cumprimentos dois.

    ResponderEliminar
  4. Restauração Financeira Com a ajuda de Pedro, um agente de crédito que trabalha com uma conceituada empresa de crédito, o seu endereço de e-mail: pedroloanss@gmail.com também fala com ele através do whatsapp: +393510140339. Este é o e-mail dele. Sou Leonardo Hugo, um agrónomo que conseguiu fazer renascer a sua moribunda Fabrico de Ração para Gado com a ajuda de um credor enviado por Deus conhecido por Pedro Jerome, o Oficial de Empréstimos. Quero que saiba que o Serviço dele é o lugar certo para si para resolver todos os seus problemas financeiros porque sou um testemunho vivo e não posso simplesmente guardar isso para mim quando outros pedem uma forma de ser levantado financeiramente. Quero que todos vocês contactem este credor enviado por Deus usando os dados indicados para participar nesta grande oportunidade e também eles trabalham com um banco bom/respeitável que transfere dinheiro sem demora para a minha conta.

    ResponderEliminar